As infecções por fungos são comumente consideradas um problema de saúde das mulheres, mas a infecção por fungos conhecida como sapinho – causada pelo fungo Candida albicans – pode afetar os homens também. O sapinho se desenvolve na boca, garganta, pele e órgãos genitais.
Você vai querer se livrar da infecção por fungos o mais rápido possível, e um remédio caseiro pode ser uma boa opção.
Sintomas de infecção por fungos ou sapinhos masculinos
Homens e mulheres normalmente têm um nível saudável de levedura Candida em seu corpo. No entanto, quando o fermento se acumula, pode causar uma variedade de sintomas.
Embora muitos homens não apresentem sintomas graves ou perceptíveis de infecção por fungos em seus órgãos genitais, alguns podem apresentar sintomas como:
- sensação de queimação ao urinar
- desconforto durante o sexo
- vermelhidão e coceira na cabeça do pênis
- cheiro desagradável
- coceira no pênis e ao redor dele
- vermelhidão ou inflamação ao redor do prepúcio
Uma infecção por fungos pode causar balanite. Os sintomas de balanite incluem:
- coceira e vermelhidão no pênis
- substância branca espessa acumulada nas dobras cutâneas
- pele branca e brilhante
- pênis e prepúcio doloridos
Você pode correr mais risco de desenvolver balanite devido a uma infecção por fungos se:
- incircunciso
- têm falta de higiene
- são comumente prescritos antibióticos
- tem diabetes
- estão acima do peso
Causas de infecção de fermento masculine
Não é tão comum que os homens sejam afetados por infecções fúngicas, no entanto, isso acontece. Certos alimentos, incluindo cerveja, pães e alguns produtos lácteos, podem promover níveis mais altos de crescimento de levedura, o que pode resultar em infecção por fungos.
A principal causa da infecção do fermento masculino é o contato sexual. Fazer sexo desprotegido com uma mulher com infecção por fungos pode resultar na transmissão da infecção para você. Embora não seja considerada uma infecção sexualmente transmissível, as infecções por fungos podem ser transferidas de pessoa para pessoa. Não é considerado uma DST devido à baixa porcentagem de infecções por fungos sendo transferidas dessa forma.
Como tratar a infecção de fermento masculino em casa
Óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá tem muitas propriedades curativas. Estudos demonstraram a Trust Source que o óleo da árvore do chá fornece benefícios antibacterianos, antiprotozoários, antifúngicos e antivirais. Especificamente, as propriedades antifúngicas servem para tratar infecções fúngicas quando aplicadas sobre e ao redor da cabeça do pênis. O óleo da árvore do chá é vendido em várias dosagens. Se você comprar o óleo da árvore do chá puro, dilua-o em azeite.
Iogurte
O iogurte é um probiótico natural. Adicionar iogurte à dieta promoverá o crescimento de bactérias positivas, o que combaterá infecções como candida ou sapinhos. Você também pode aplicar iogurte natural diretamente na área afetada. Certifique-se de comprar iogurte com bactérias vivas.
Alho
O alho é conhecido por ter usos antifúngicos e antibacterianos. Um estudo da Trusted Source comparando o clotrimazol (um creme comum para infecção de fermento) a um creme feito de tomilho e alho descobriu que o tomilho e o alho tinham efeitos colaterais reduzidos com os mesmos recursos de cura. Adicionar alho à dieta traz muitos benefícios à saúde.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã atua como um antifúngico contra as espécies de levedura Candida. Pode ser aplicado na área topicamente. O cheiro pode incomodar no começo, mas o cheiro do vinagre evapora com o passar do tempo. Se queimar, misture com um pouco de água antes de aplicar.
Óleo de coco
O óleo de coco é promovido por curandeiros naturais como tendo muitos usos relacionados à saúde, como alívio da constipação, reparação de cabelo e hidratação da pele. Um estudo de 2007 da Trust Source mostrou que o óleo de coco foi altamente eficaz contra Candida albicans.
O takeaway
Embora menos comuns do que as infecções vaginais por fungos, as infecções masculinas podem ser igualmente desconfortáveis. Se você acha que tem uma infecção por fungos, consulte seu médico sobre as opções de tratamento, incluindo os remédios naturais acima. Se o seu parceiro sexual também apresentar sintomas, peça-lhe que consulte o médico e apenas tenha relações sexuais protegidas até que ambos tenham um atestado de saúde.